sexta-feira, 9 de maio de 2008

Música e Poesia



E porque hoje é sexta. E se não fosse sexta era outro dia qualquer, onde a música como nada mais o faz, convida a poesia a sair à rua (não fosse a música a forma mais popular de dar a conhecer a poesia). E qual é o mal de ser popular? Retira-lhe o valor? Ou não será fantástico que sejam os acordes, as melodias e o timbre de uma voz a definir os "códigos" desta arte tão ligada aos sentimentos. Aqui sim, definitivamente trata-se sobretudo de uma questão de gostos.
Lembro-me de na primeria sessão do curso, a Marlene falar do Chico Buarque, músico e letrista do qual eu partilho a admiração ( aliás sou grande apreciador da MPB e enormemente influenciado pelas suas canções-poemas). E se calhar com isto, lançar o debate sobre as ligações entre a música e a poesia, que com o início das transmissões radiofónicas nos anos 20 e a explosão dos meios de comunicação audiovisuais da segunda metade do século XX assumiram-se como um meio de formação e recriação massificado.

_________________________

FUTUROS AMANTES

Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios
No ar

E quem sabe, então
O Rio será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão
Explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas
Sua alma, desvãos

Sábios em vão
Tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas
Mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização

Não se afobe, não
Que nada é pra já
Amores serão sempre amáveis
Futuros amantes, quiçá
Se amarão sem saber
Com o amor que eu um dia
Deixei pra você

2 comentários:

M. disse...

Correndo o risco de pensarem que eu não perco a oportunidade de comentar...neste caso não consegui deixar de o fazer.
Sou absolutamente fã do Chico Buarque e comecei a dar valor à palavra por causa dele. Quando era mais nova (no meu tempo) sabia todas (mas mesmo todas) as letras de cor. Hoje já sem memória para tanto acho que essas palavras moram algures na minha própria linguagem. Tranvestidas, é certo, modificadas e pioradas outras tantas, mas são hoje juntas com outras palavras que entretanto encontrei, a argamassa que me compõe.
Essa foi a função da música para mim...chamar-me para ver a poesia de perto.

E já agora....como se põe música no blog?

A. Roma disse...

Olá Marlene. Ainda és mais fã do Chico Buarque do que eu pensava :)
Posso dizer que o livro "Budapeste" foi dos livros que mais gostei até hoje, e fez-me voltar ouvir a sua música e estender um novo olhar às suas letras que não podia fazer há 20 anos! quando comecei a escutá-lo.

Para pôr música fazes o seguinte:
1- Vais ao site www.imeem.com
2- Tens de fazer o registo. É simples e rápido.
3- Pesquisas e escolhes a música.
4- Na página da música escolhida, um pouco abaixo do reprodutor, encontras uma janela com a descrição "Embed" . Copias o código dentro da janela para o editor de mensagens do blog e... já esta!

Já agora, podes encontrar milhares de letras de músicas no site http://vagalume.uol.com.br/
Qualquer dúvida dispõe.

Bom fim de semana!