sábado, 3 de maio de 2008

petição contra o novo acordo ortográfico.

1 comentário:

Renato Roque disse...

Querida Ivone

Considerando legítimo este movimento, eu não assino esta petição porque não tenho uma opinião clara quanto a esta questão. Eu considero a ortografia uma mera convenção. Temos a que temos, mas poderíamos ter outra. Claro que há razões históricas. A nossa ortografia evoluiu a partir do latim e por aí fora, mas depois ao longo tempo pura e simplesmente convencionou-se escrever de determinada forma. Essa foi uma das maneiras - ou talvez mesmo a maneira - de garantir uma língua única - o português - e não o minhoto, o transmontano, etc. É convenção e é política. Aliás o conceito de língua - neste caso língusa portuguesa - é sobretudo um conceito político. Cultural claro, mas é a política que lhe garante a unidade. Já tivemos outras ortografias e vamos ter muitas outras no futuro e não me parece que a língua seja empobrecida por isso. Houve mesmo um tempo em que defendi a ideia, talvez obtusa, de que se deveria tentar uma ortografia que correspondesse à maneira de dizer. Por exemplo sempre que se pronunciasse "zê", escrevia-se com z e nunca com s. Contra mim próprio que teia dificuldade em habituar-me. Há línguas em que tal identificação acontece, não sei se naturalmente ou fruto de qualqrer acordo ortgráfco - ignorância minha - e tudo é mais transparente. É o caso do alemão.
Não tenho opinião sobre este acordo porque não o conheço bem. Pelo que tenho ouvido, o acordo ortográfico parece-me no mínimo pouco claro nos objectivos..

Renato