segunda-feira, 16 de junho de 2008

Dizer poesia

No "Câmara Clara", ontem, especial evocação de Pessoa e suave menção de esplêndidos outros, com a presença da fabulosa Germana Tânger, hoje com 88 anos.
Espero que tenham assistido.
Imperdível, de mágico.



GERMANA TÂNGER foi professora de dicção no Conservatório Nacional durante 25 anos. Apresentou o programa semanal «Ronda Poética», na RTP.
Em 1948 iniciou um longo percurso durante o qual divulgou por todo o mundo grande parte dos poetas portugueses, através de muitos recitais que realizou.
Em Novembro de 1999 fez a sua despedida artística no Teatro da Trindade, 40 anos após ter dito pela primeira vez a «Ode Marítima», de Álvaro de Campos.
Em Setembro de 2004 foi publicado pela editora “Assírio & Alvim” um livro-áudio, prefaciado por José Augusto França, com poemas de Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa, seleccionados e ditos por GERMANA TÂNGER, agora com a veneranda idade de 86 anos.
Trata-se de uma gravação ao vivo feita no Teatro S.Luiz no início da década de 1970, por ocasião de um recital de poesia e piano por Germana Tânger e Adriano Jordão.
Fonte NOVA CULTURA – Novembro 2004

Sem comentários: