sexta-feira, 11 de abril de 2008

Eu não sou eu nem sou o outro

Não resisto a enviar isto, pois o pequeno poema do M.S. Carneiro foi um dos que nos foi sugerido pela Ana Luísa Amaral na última sessão da oficina. Uma pequena variação em dó maior, que escrevi há muitos anos (quantos?) a partir de um dos muito poucos poemas que sempre soube de cor, de um dos poetas de que mais gosto.

Novas Definições

Eu não sou eu nem sou o outro,
sou qualquer coisa de intermédio:
pilar da ponte de tédio
que vai de mim para o Outro.

( Em "Indícios de Ouro" de M.S.Carneiro)


Sob o Eu que eu sou, não sendo
há pontes, que só eu quero passar
O Eu que eu sou, temendo
agarra-me e obriga-me a ficar

Eu sou Eu e sou o Outro
e Aquele que nunca quis ser.
Vou de mim para o Outro
mas regresso antes de ser

Pontes de tédio edifiquei
estreitas, mas atravesso
Ao Eu que atrás deixei
entediado, eu regresso

Eu estou deste e d’ outro lado
cruzo as pontes à procura
Depois de não ter encontrado
regresso, já noite escura

Oh! quem me dera regressar
viajar, só de mim para mim,
deste tédio fim encontrar
e esquecer-me de onde vim...

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma sugestão: o meu livro mais recente, Introdução à Escrita Criativa (Lisboa: Edições Colibri, 2009), baseado nos cursos que leccionei na Universidade de Aveiro, Universidade Católica Portuguesa e Instituto de Estudos Ibéricos da Universidade de Varsóvia. Mais informações aqui:
http://joaodemancelos.wordpress.com/2010/01/22/introducao-a-escrita-criativa/